medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Bioimpedância

O que é a bioimpedância?

 

A Bioimpedância é um método usado para avaliação da composição corporal capaz de quantificar os diferentes tipos de tecidos corporais com base na velocidade de transmissão de uma corrente elétrica. Como a condutividade elétrica é diferente entre vários tecidos corporais (por exemplo, músculo, gordura, osso, etc.), a balança de bioimpedância é capaz de estimar a quantidade de cada tipo de tecido de acordo com a velocidade de transmissão da corrente entre dois pontos.

Os tecidos magros, especialmente músculos, são altamente condutores, uma vez que contêm grandes quantidades de água. Em contraste, osso e tecido adiposo transmitem a corrente elétrica de forma muito mais lenta

Quais os tipos de balanças de bioimpedância?

 

Existem diferentes tipos de balanças de bioimpedância, mas todos eles requerem dois pontos de contato entre os quais ocorrerá a transmissão da corrente elétrica. Estes pontos podem ser as duas mãos, os dois pés ou um pé e uma mão.

As balanças pé-pé medem apenas a composição corporal nos membros inferiores enquanto a balança mão-mão mede apenas a composição nos membros superiores. Assim, as balanças mão-pé tendem a ser mais precisas, uma vez que medem a composição tanto nos membros superiores como nos membros inferiores.

 

A bioimpedância é segura?

 

As balanças de impedância bioelétrica são seguras para a maioria das pessoas. No entanto, elas não devem ser utilizadas por pacientes portadores de um implante médico eletrônico, como um marca-passo cardíaco ou um cardioversor desfibrilador implantável (CDI). Além disso, a maioria dos fabricantes recomenda que os produtos não sejam usados ​​por mulheres grávidas.

Como é o preparo para a bioimpedância?

 

O preparo para a bioimpedância deve ser rigoroso, uma vez que qualquer coisa que interfira na quantidade de água corporal pode comprometer o resultado. As orientações variam bastante de acordo com o serviço, mas, como regra geral, podemos considerar as seguintes orientações:

  • Não comer ou ingerir líquidos nas 4 horas que antecedem o teste;
  • Beber bastante líquido nas 24 horas anteriores ao teste para garantir a hidratação normal no momento da avaliação
  • Não fazer exercícios por 24 horas antes do teste.
  • Não beber café nas 4 horas antes do teste
  • Urinar pelo menos 30 minutos antes do teste.
  • Não beber álcool nas 24 horas anteriores ao teste.

Para que comparações entre testes consecutivos tenha validade, é importante que o exame seja feito na mesma balança. Além disso, o ideal é que os exames sejam feitos no mesmo horário do dia e, no caso das mulheres, não se deve fazer o exame durante o período menstrual.

Quais as vantagens da bioimpedância?

 

A principal vantagem da bioimpedância é que ela é fácil de ser utilizada (muitas pessoas têm a balança na própria casa) e fácil de ser transportada, o que facilita a medição frequente para o acompanhamento das mudanças de composição corporal ao longo de uma dieta ou programa de exercício.

Quais as desvantagens da bioimpedância?

 

A bioimpedância é muito sensível a variações no estado de hidratação do corpo, sendo que exercícios físicos, dieta, ciclo menstrual e horário do dia são apenas alguns dos fatores que podem interferir no estado de hidratação de um indivíduo.

Para se ter uma referência, um estudo (1) mediu a composição corporal por bioimpedância 18 vezes ao longo de 24 h em 18 pessoas diferentes. Foi observada uma variação de até 8.8% entre as medidas nas mulheres e de até 9,9% nos homens. Variações de até 12% na massa gorda foram observadas após a prática de exercício de intensidade moderada por 90-120 minutos (2). 

Para minimizar o risco de erros, o preparo para o teste deve ser rigoroso, mas ainda assim alguma variação é esperada. Especialmente no caso de atletas, nos quais pequenas variações podem fazer bastante diferença, o resultado do teste acaba sendo pouco confiável.

Quais as alternativas para a bioimpedância?

 

Existem diversos testes usados na prática clínica para a avaliação da composição corporal, cada uma com suas vantagens de desvantagens. Não existe um teste único que seja ideal para todas as pessoas, de forma que é importante que se compreenda as vantagens e as limitações de cada teste e que isso seja levado em consideração na análise do resultado. Discutimos mais a respeitos dos diferentes métodos em um artigo sobre Composição corporal.