medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Bichectomia (plástica nas bochechas)

O que é a Bichectomia?

A bichectomia é um procedimento que estético realizado tanto por cirurgiões plásticos como por cirurgiões dentistas.
Ela busca reduzir o volume das bochechas por meio da remoção da bola de Bichat ou, em outras palavras, do corpo adiposo da bochecha.

Além dos benefícios estéticos, a bichectomia pode ser indicada para aumentar o corredor bucal em pacientes que costumam ‘morder’ a mucosa jugal.

A bola de Bichat ou “Buccalfatpad” ganhou este nome devido ao anatomista francês Marie François Xavier Bichat (1771-1802), que descreveu esta estrutura.

Sua função é pouco conhecida. Mesmo sendo um tecido gorduroso, seu volume pouco varia com a oscilação de peso. Algumas pessoas, mesmo estando dentro de seu peso ideal, podem ter o rosto arredondado pelo acúmulo de gordura na bola de Bichat.

Devido a sua localização, a bola de Bichat apresenta relação íntima com elementos muito importantes da face, incluindo ramos terminais do nervo facial, ducto parotídeo e vasos sanguíneos.

Como é feita a cirurgia?

A Bichectomia é realizada por meio de uma incisão intraoral de 1 a 2cm, ao nível do segundo molar superior, sob anestesia local, com ou sem sedação.

As Bolas de Bichat são retiradas em volume variável, conforme a necessidade de cada paciente.

A cirurgia é rápida e tem duração entre 20 e 40 minutos, por isso não necessita de internação hospitalar. Os pontos empregados no procedimento cirúrgico são absorvíveis, ou seja, não precisam ser retirados.

Nos primeiros dias após a cirurgia, é esperado que o paciente apresente inchaço e uma pequena área roxa nos primeiros dias.

Os resultados aparecem após três semanas e a recuperação ocorre, aproximadamente, em até seis meses após o procedimento.

O procedimento é definitivo. Assim, não há chances da pessoa voltar a ter a mesma bochecha após a bichectomia.

Riscos da cirurgia

Além das possíveis complicações associadas a qualquer cirurgia, como sangramento ou infecção, os principais riscos de uma bichectomia de baixa qualidade são possíveis lesões no nervo facial ou a secção acidental do ducto salivar. Uma lesão grave no nervo facial, por exemplo, pode levar à perda irreversível de movimento da face.
É por isso que é essencial procurar um médico especialista qualificado e bem treinado para realizar essas operações.
Um outro risco é relativo ao envelhecimento prematuro das pessoas que não têm as bochechas muito arredondada.
A perda natural de gordura facial é justamente um dos principais sinais de envelhecimento. A Bichectomia pode ser prejudicial a longo prazo, pois antecipa o processo de envelhecimento. A Bichectomia pode gerar distorções anatômicas importantes que podem piorar com o envelhecimento.