Balanite, Postite e Balanopostite
O que é Balanite, Postite e Balanopostite?
Balanite é um termo que se refere à inflamação da glande (cabeça) do pênis. Ela ocorre mais frequentemente em homens não circuncisados.
A circuncisão é um procedimento realizado para remover a pele que envolve a cabeça do pênis, também chamada de prepúcio.
A inflamação da cabeça do pênis tem causas infecciosas e não infecciosas. Mas, frequentemente, nenhuma causa é encontrada.
- A Balanite não infecciosa pode estar associada ao uso de determinados sabonetes e pomadas ou ao contato com certos tipos de tecidos;
- A Balanite infecciosa é geralmente causada por fungos. Entretanto, pode ocorrer também em decorrência de uma infecção bacteriana ou viral.
Na maior parte das vezes a Balanite não é contagiosa e não é sexualmente transmissível. Em alguns casos, porém, as Doenças Sexualmente Transmissíveis devem ser consideradas.
A Balanite geralmente provoca Postite, que é uma infecção do prepúcio, exceto em pacientes circuncisados. Esta condição é chamada de Balanopostite.
Pessoas de qualquer idade podem ser acometidas. Entretanto, a balanite e a postite são mais comuns em meninos não circuncidados com menos de 4 anos. Estima-se que até 10% dos homens terão Balanite em algum momento ao longo da vida.
Fatores de risco para a Balanopostite
A Balanite e a Balanopostite afetam principalmente homens não circuncidados. Isso acontece porque a área úmida e quente sob o prepúcio oferece as condições ideais para o crescimento de leveduras e bactérias.
Além da fimose, o principal fator de risco é a falta de higienização do pênis. A ausência de hábitos de higiene pode favorecer a formação de uma secreção, composta por células mortas da pele e gorduras produzidas pelas glândulas do pênis.
Por fim, a condição é mais comum em pessoas de meia idade ou idosos e em obesos. Diabéticos também são mais acometidos. Isso porque o aumento da glicose (açúcar) na pele pode estimular o crescimento de bactérias e fungos.
Pessoas com DSTs também encontram-se mais vulneráveis, ainda que a balanite em sí não seja considerada uma Doença Sexualmente Transmissível.
Quais são os sintomas da balanite?
Os sintomas da balanite podem aparecer subitamente ou desenvolver-se gradualmente. Eles podem incluir:
- Dor, inchaço e irritação na glande (cabeça do pênis);
- Vermelhidão ou manchas vermelhas no pênis;
- Coceira sob o prepúcio;
- Áreas de pele brilhante ou branca no pênis;
- Corrimento branco sob o prepúcio;
- Cheiro ruim;
- Dor ao urinar;
- Feridas ou lesões na glande (especialmente em homens com mais de 60 anos).
Como é feito o diagnóstico da Balanite?
Dor, irritação e vermelhidão no pênis são sinais e sintomas que podem indicar uma possível Balanite. Ainda assim, outras condições com quadro clínico semelhante precisam ser considerados.
Na dúvida, o Médico urologista poderá colher uma amostra da secreção para enviar ao laboratório ou para análise microscópica.
Exames de urina também poderão ser solicitados, para a investigação de possíveis causas para a Balanite.
Como existe uma forte correlação entre a Balanopostite e o Diabetes, sempre que uma pessoa for diagnosticada com a doença ela deve ser investigada quanto à possibilidade de ter diabetes.
Tratamento da Balanite
Dependendo da causa da Balanite, o tratamento poderá ser feito com antibióticos (no caso de uma infecção bacteriana) ou pomadas antifúngicas (no caso de uma infecção fúngica).
Medidas de higiene local devem ser enfatizadas, entre elas:
- Lavar a região genital com frequência: certifique-se de puxar o prepúcio para trás para poder limpar por baixo;
- Evitar sabonetes fortes: tente não usar sabonetes fortes ou loções que possam irritar a pele;
- Manter-se seco: depois de urinar, seque a área sob o prepúcio para que a urina não fique presa sob o prepúcio. Evite permanecer muito tempo com roupas molhadas e troque as roupas íntimas com frequência;
Medicamentos anti-histamínicos poderão ser indicados quando houver a suspeita de que a balanite tenha uma origem alérgica.
Pomadas de corticoides poderão ser usadas para reduzir a inflamação local.
Durante o curso da balanite ou postite, o paciente deverá se abster de ter relação sexual. Ainda que a maior parte dos casos com a doença não seja sexualmente transmissível, a fricção entre a glande, o prepúcio e a vagina poderão aumentar a irritação e as queixas do paciente.
A circuncisão poderá ser indicada especialmente para pessoas com o prepúcio muito fechado (condição conhecida como fimose) e que tenham quadros de Balanite de repetição.
Quais as complicações da Balanite?
Balanopostite
A balanite pode levar à balanopostite (inflamação do prepúcio e da glande). Isso só ocorre em homens não circuncidados.
Os sinais de balanopostite incluem coceira, irritação inchaço do prepúcio e da glande.
A balanopostite ocorre com mais frequência em homens que têm diabetes ou prepúcio apertado (fimose).
Fimose
A inflamação a longo prazo pode levar a cicatrizes no pênis, o que pode fazer com que o prepúcio fique contraído. O prepúcio pode ficar tão apertado a ponto de não ser possível mais puxá-lo para trás, sobre a glande. Nestes casos, o tratamento cirúrgico poderá ser considerado.