Pesquisar

Atividade Sexual na Gestação

Aspectos relevantes da atividade sexual na gestação

Em gestações normais, relações sexuais são seguras. No entanto, há algumas situações em que o sexo pode trazer riscos para a gestação e o obstetra pode orientar a abstinência sexual.

Nem todas as mulheres se sentem confortáveis e estimuladas com a prática sexual na gestação, de forma que isso deve ser sempre discutido com o parceiro e / ou com o obstetra.

Algumas recomendações e cuidados específicos discutidos abaixo devem ser considerados, a depender do momento da gestação.

Alterações na libido

A libido pode variar bastante durante a gestação devido a mudanças hormonais, emocionais e físicas, e essas variações são consideradas normais.

Cada mulher responde de forma diferente a essas mudanças. Enquanto algumas se sentem estimuladas, a ausência de desejo sexual também é comum e não deve gerar culpa ou conflito.

O desejo sexual também varia ao longo da gestação:

  • 1º trimestre: Queda da libido é comum devido a náuseas, cansaço e insegurança.
  • 2º trimestre: Muitas mulheres relatam aumento da libido, com melhora do bem-estar e maior irrigação genital.
  • 3º trimestre: Redução da libido por desconforto físico, inchaços, dor lombar e ansiedade com o parto.

Sexo na gestação é seguro?

Em gestações normais, relações sexuais são seguras. No entanto, há algumas situações em que o sexo pode trazer riscos para a gestação e o obstetra pode orientar a abstinência sexual.

Algumas dessas condições incluem:

  • Ameaça de aborto no início da gestação.
  • Situações com maior risco de parto prematuro.
  • Sangramento vaginal sem causa definida.
  • Incompetência istmo-cervical.
  • Placenta prévia (especialmente após 20 semanas).
  • Rotura prematura de membranas (bolsa rota).
  • Infecções genitais ou urinárias não tratadas.
  • Gestações múltiplas com complicações.

Cuidados a serem adotados

O primeiro passo relacionado a atividade sexual na gestação é ter um diálogo claro e aberto com o parceiro(a), de forma a alinhar expectativas, desejos e desconfortos.

Durante a relação, escolha de posições confortáveis. Especialmente no final da gestação, deve-se evitar posições que causem pressão sobre o abdômen. Posições laterais ou de quatro apoios costumam ser mais confortáveis.

A Lubrificação vaginal pode ser afetada na gestação, podendo causar dor e desconforto. Se for o caso, o uso de lubrificantes à base de água ajuda a minimizar esses desconfortos.

AS infecções genitais e infecções sexualmente transmissíveis podem ter efeitos catastróficos na gestação. Assim, é importante manter uma boa higiene genital e praticar sexo seguro, especialmente se o(a) parceiro(a) tem múltiplos parceiros ou não realiza exames regularmente.

Por fim, é importante ter atenção a certos sinais de alerta, como dor intensa, sangramento, contrações ou perda de líquido após o ato. O sexo deve ser interrompido ou evitado nessas situações, que precisam ser avaliadas pelo médico obstetra.