medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Assaduras por Fraldas

O que são as assaduras por fraldas?


Assaduras por fraldas se caracterizam por dor, sensibilidade, vermelhidão e descamamento no local de contato da pele com a fralda.

A maioria dos casos desaparece com simples cuidados locais, como a troca mais frequente das fraldas.

O que causa a Assadura por fraldas?

A assadura por fraldas pode ser resultado de irritação ou infecção.

Irritação

A pele do bebê pode ficar irritada quando uma fralda é deixada molhada ou suja por muito tempo sem ser trocada.

Alguns tipos de detergente, sabonetes lenços umedecidos ou mesmo a própria fralda podem também desencadear a Assadura por fraldas.

Infecção

A urina altera o pH da pele, permitindo que bactérias e fungos cresçam mais facilmente. A fralda também impede a circulação de ar, criando um ambiente quente e úmido onde bactérias e fungos podem se desenvolver mais facilmente.

Como a assadura é tratada?


O primeiro passo no tratamento da assadura por fraldas envolve a troca mais frequente das fraldas, assim que elas se mostrarem molhadas ou sujas ou a cada duas horas, aproximadamente, mesmo que não estejam sujas.

A área da fralda deve ser limpa de forma suave com água, sabão e algodão, sendo seca a seguir. A nova fralda não deve ser colocada enquanto a pele não estiver completamente seca.

Os lenços umedecidos devem ser evitados na maior parte do tempo.

Alguns bebês passam a desenvolver a assadura por fraldas após trocar a marca de uma fralda por outra ou após trocar a marca do sabonete. Caso este seja o caso, eles devem ser novamente substituídos.

Cremes e pomadas contendo óxido de zinco ajudam a acalmar a pele e a protegê-la da umidade. Elas devem ser usadas a cada troca de fraldas.

Manter o bebê sem fralda durante um período maior do dia também pode ajudar na melhora da assadura.

Geralmente, a assadura por fralda desaparece após dois ou três dias de tratamento.

Entretanto, é comum que ele volte com frequência na ausência dos cuidados locais adequados, que devem ser mantidos mesmo depois que as lesões na pele tenham desaparecido.